UM ESBOÇO PARA EQUIPAR OS SANTOS QUANTO À IMPORTÂNCIA DA VERDADE, À PRÁTICA DA UNIDADE DO CORPO E AO ENCABEÇAMENTO DE CRISTO
I. A restauração do Senhor está edificada sobre a verdade.
A. A restauração do Senhor é a restauração das verdades na Bíblia, e a compreensão adequada da verdade é o fundamento de nossa experiência do Espírito e da vida.
1. Em nossa prática da vida da igreja na restauração do Senhor, devemos ser absolutos pela verdade e defender o aspecto absoluto da verdade como é ensinado pelo apóstolo João (Jo 14:6; 18:37; 3Jo 3-4, 8).
2. Devemos tomar o caminho da verdade e não comprometê-la de forma nenhuma (2Pe 2:2).
3. Saber a verdade é a nossa salvaguarda de erro.
4. A única fonte da verdade que seguimos é a Palavra de Deus e, mais especificamente, o ensinamento neotestamentário dos apóstolos (At 2:42; Tt 1:9).
B. A liderança no Novo Testamento é, na verdade, a visão controladora da verdade concernente à economia eterna de Deus.
A liderança no ministério do Novo Testamento em realidade não é uma liderança de uma pessoa controladora. Na restauração do Senhor, rejeitamos a noção de uma pessoa controlando pessoas e assuntos. Temos uma liderança, mas não a liderança de uma pessoa controladora. Em vez disso, temos a liderança de uma revelação controladora no único ministério por meio daqueles que introduzem a revelação do ministério. A revelação controla, e o faz por meio daqueles que introduzem a revelação. A revelação na restauração do Senhor nos controla e restringe. (The God-ordained Way to Practice the New Testament Economy, p. 172).A. Qualquer ensinamento que deprecia a verdade é perigoso e não devemos aceitar.
Alguém chegou até mesmo a dizer que devemos nos importar apenas com o Espírito, e não com os princípios. Que sutil! Quem conhece a verdade sabe que isso significa aceitar somente o Espírito e rejeitar a Bíblia, pois todos os princípios são derivados da Bíblia. É muito perigoso ter apenas o Espírito, sem os princípios da Palavra. (Truth Messages, p. 12)B. Se quisermos ser absolutos pela verdade, devemos pôr de lado os sentimentos e os relacionamentos pessoais (Mt 16:24-25; 1Pe 1:22).
Ser absoluto pela verdade significa que não são permitidos nenhum sentimento pessoal ou relações familiares no caminho da verdade. Em assuntos espirituais, a verdade é comprometida tão logo os relacionamentos humanos são considerados. (Watchman Nee, O Caráter do Obreiro do Senhor, p. 193)
1. Nós seguimos a verdade, não uma pessoa, quem quer que seja.
Na verdade, nossa liderança não é uma pessoa, mas a verdade divina, a visão divina. (A Word of Love to the Co-workers, Elders, Lovers, and Seekers of the Lord, p. 64)2. Se uma pessoa em função de responsabilidade se desvia da verdade, não importa quem ela seja, não podemos seguí-la, mesmo que tenhamos recebido sua ajuda no passado.
Não importa quanta ajuda tenhamos recebido de alguém no passado; se ele fizer algo que ofende o Corpo, precisamos praticar a verdade. (The Problems Causing the Turmoils in the Church Life, p. 32) I. Para praticar a verdade, devemos nos importar com a edificação das igrejas locais sobre toda a terra como o procedimento para cumprir o alvo da economia neotestamentária de Deus, que é a edificação do único Corpo de Cristo.
A. A unidade do Corpo de Cristo se baseia na unidade do Deus Triúno (Ef 4:4-6) e é o fundamento de nossa prática da vida da igreja na restauração do Senhor.
1. No universo há um só Corpo (Ef 1:23; 1Co 12:12):
2. Esse único Corpo é expresso no aspecto prático como as igrejas locais (1Co 1:2; Ap 1:11-13).
3. Todas as igrejas locais por toda a terra devem participar na única comunhão comum (1Co 1:9) sem distinção local, nacional, regional, continental, cultural ou de língua (1Co 12:13; Cl 3:10-11).
As igrejas locais devem ter comunhão com todas as genuínas igrejas locais em toda a terra para manter a comunhão universal do Corpo de Cristo. Qualquer igreja local que não mantém essa comunhão universal do Corpo de Cristo é divisiva e se torna uma seita local. (A Brief Presentation of the Lord’s Recovery, p. 54)B. A nossa prática da vida da igreja na localidade deve se basear na unidade do Corpo universal.
1. Para a edificação do Corpo, há um único ministério e uma única obra no Novo Testamento (Ef 4:12, 16); embora haja muitos ministros com muitos serviços (1Co 12:5), todos os que servem às igrejas locais devem realizar um ministério corporativo único (At 1:17; 2Co 4:1).
2. Ao ensinar a mesma coisa em cada igreja (1Co 4:17; 7:17), os apóstolos, em vez de questionamentos, mantêm as igrejas na linha central da economia de Deus (1Tm 1:3-4).
3. Para a edificação das igrejas locais, devemos cuidar da unidade do Corpo (Ef 2:16; 4:4), a unanimidade (At 1:14; Rm 15:6), pensar a mesma coisa (Fp 2:2; 2Co 13:11), falar a mesma coisa (1Co 1:10), levar a cabo o único ministério e a única obra com uma única meta (Ef 4:12; 1Co 16:10), e servir em um único fluir do mover do Senhor (Ap 22:1).
4. Ser restringido a uma única obra de publicação no ministério da restauração do Senhor é uma maneira prática de aplicar esses princípios e evitar ter som incerto da trombeta (1Co 14:8; cf. Nm 10:9).
A. Ser divisivo é estar separado do único Corpo; estar separado de um grupo sectário não é divisivo.
Se alguém pensa que não deve ser divisivo, deve primeiro ter em mente o que significa ser divisivo. Ser divisivo significa ser dividido do Corpo. A divisão em 1 Coríntios 12 se refere à divisão do Corpo (v. 25), não uma separação de um grupo que não está segundo o Corpo. (Watchman Nee, Collected Works, vol. 50, p. 820)
I. Para praticar a verdade, devemos nos importar com o encabeçamento de Cristo.
A. Cristo é a única fonte de toda autoridade na igreja (Mt 28:18).
1. O encabeçamento de Cristo sobre a igreja, Seu Corpo, é absoluto (Ef 4:15; Cl 1:18).
2. A igreja como o Corpo de Cristo está unida a Cristo e partilha em Sua vida e autoridade (Ef 1:19-23).
3. O encabeçamento de Cristo é percebido no ministério de vida entre os membros de Seu Corpo (Ef 4:16; Cl 2:19).
4. A autoridade de Cristo não é propriedade privada de alguns membros; não é uma autoridade pessoal investida em determinados membros, mas uma autoridade que é o resultado de ser alguém no Espírito.
Na igreja não há autoridade humana, mas há somente a autoridade do Espírito Santo. A igreja está aqui na terra há um longo tempo, mas Deus nunca confiou seu serviço a qualquer indivíduo. Na igreja, nem mesmo os presbíteros são a autoridade. (Watchman Nee, Collected Works, vol. 62, p. 285)B. O encabeçamento no ministério neotestamentário é singularmente um na terra.
Há uma única liderança desde que o ministério é um (At 1:17, 25). Porque o ministério é um, nunca deveria haver mais do que uma liderança. Existe apenas uma única liderança desde que Deus, o Senhor e o Espírito são todos um (Ef 4:4-6)… A única liderança visa preservar a unidade do Espírito para o Corpo de Cristo. (The God-ordained Way to Practice the New Testament Economy, p. 167)1. A liderança no ministério neotestamentário não é oficial.
No Novo Testamento há somente um ministério e uma única liderança no ministério. Embora haja a verdade da liderança no ministério neotestamentário, o Senhor não designou oficialmente alguém para ser o líder. (The God-ordained Way to Practice the New Testament Economy, p. 167)2. Hoje, a liderança no ministério na restauração do Senhor é levada a cabo por um grupo de irmãos por toda a terra que tomou a liderança de orar e ter comunhão juntos pelo mover do Senhor.
O Senhor mostrou-me que Ele preparou muitos irmãos que servirão como co-escravos comigo de uma forma entremesclada. Sinto que isso constitui a provisão soberana do Senhor para Seu Corpo e a maneira atualizada de cumprir Seu ministério. (From a letter by Witness Lee, March 24, 1997)1. A verdadeira autoridade nas igrejas é o ensinamento dos apóstolos (At 2:42; Tt 1:9).
De acordo com o pensamento de Paulo, devemos falar apenas a economia de Deus, que é na fé; isto é, devemos falar apenas o ensinamento dos apóstolos. Então, chegamos à conclusão que foi o ensinamento dos apóstolos que tomou a liderança no Novo Testamento, não Paulo como um indivíduo. O ensinamento dos apóstolos, a verdade, a fé, o ensinamento da economia de Deus, tomou a liderança no ministério do Novo Testamento. (Crucial Words of Leading in the Lord’s Recovery, Book 2: Leading the Saints to Practice the New Way Ordained by the Lord, pp. 190‑191)B. Um verdadeiro ministro de Cristo dispensa o Espírito ao ensinar e se importar com a palavra da verdade.
... [Sem] a Palavra, o Espírito é vão. Todos temos de perceber que o Espírito vem após a Palavra. O Evangelho de João começa com a Palavra. No princípio era a Palavra, não o Espírito, e a Palavra era Deus. (Treinamento de Presbíteros, Volume 5, Unanimidade para o Mover do Senhor, p. 69)C. Devemos nos acautelar dos obreiros e líderes que reivindicam autoridade pessoal e quebram os princípios da unidade do Corpo e do encabeçamento de Cristo (Ef 4:4; Cl 1:18).
1. Qualquer pessoa que busca exercer autoridade na igreja sem ser um com o Cristo crucificado e ressurreto para ministrar vida aos Seus membros, está na verdade usurpando o encabeçamento de Cristo e está em rebelião contra o trono de Deus (veja Nm 17:1-10; Lv 10:1-2).
2. Qualquer pessoa que ensina diferentemente do ensinamento da economia neotestamentária de Deus, que é dos apóstolos, se desviou do caminho da verdade e não podemos segui-lo (1Tm 1:3-4; 2Pe 2:2).
3. Aqueles que reivindicam sua própria autoridade ou declaram autoridade em nome de qualquer outro, não anda segundo a verdade (3Jo 3-4, 9).
Se você pensa que pode exigir obediência, que sua posição, dom ou poder justifica tal exigência, você não está qualificado para ser uma autoridade. (Watchman Nee, Collected Works, vol. 59, p. 203)
A coisa mais feia é alguém defender sua autoridade a fim de estabelecê-la para si mesmo. (Watchman Nee, Collected Works, vol. 47, p. 220)
1. Obreiros que exigem unidade consigo mesmos como base para servir ou reunir estão, verdadeiramente, causando divisão.
Seja cuidadoso em seguir qualquer cooperador, que você aprecie ou que você esteja atraído. Ser um com outro cooperador dessa maneira é errado. Independente de qual razão seja essa unidade, você está errado. Todos somos um. Não temos partidos. Não diga: Sou um com o irmão tal. Ser um com alguém em específico é um erro. (A Word of Love to the Co-workers, Elders, Lovers, and Seekers of the Lord, p. 57)
2. Se seguirmos uma autoridade inadequada, arriscamos ter parte no julgamento que ele receberá do Senhor (Nm 16:35; 1Sm 31:6).
3. Recusar seguir uma autoridade inadequada não é rebelião.
É rebelião separar-se de um governo legítimo, mas não é rebelião separar-se de um governo que não é legítimo. (Watchman Nee, Collected Works, vol. 50, p. 824) I. Como aqueles que amam o Senhor e se importam com Seu interesse em Sua restauração, devemos:
A. Permanecer absolutos pela verdade nas Escrituras; permanecer pela verdade não é nem rebelião nem é ser divisivo.
B. Equipar-nos mergulhando nas riquezas da Versão Restauração em português, em particular ao ler‑orar os versículos nesse esboço e ler as notas de rodapé desses versículos.
C. Rejeitar qualquer coisa que cause divisão (Rm 16:17; Tt 3:10) e importar-se com a preservação da unidade do Corpo (Ef 4:3) na comunhão de todas as igrejas locais por toda a terra (1Co 1:2, 9).
D. Orar:
1. A fim de que todos os santos sejam preservados.
2. Pelo cumprimento da economia de Deus entre nós.
A. Ser divisivo é estar separado do único Corpo; estar separado de um grupo sectário não é divisivo.
Se alguém pensa que não deve ser divisivo, deve primeiro ter em mente o que significa ser divisivo. Ser divisivo significa ser dividido do Corpo. A divisão em 1 Coríntios 12 se refere à divisão do Corpo (v. 25), não uma separação de um grupo que não está segundo o Corpo. (Watchman Nee, Collected Works, vol. 50, p. 820)
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