terça-feira, 5 de outubro de 2010

O PRINCIPIO DO NAZIREADO

"Disse o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel, dize-lhes: Quando alguém seja homem seja
mulher, fizer voto especial, o voto de nazireu, a fim de consagrar-se para o Senhor, abster-se-á de
vinho e de bebida forte; não beberá vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte, nem tomará
beberagens de uvas, nem comerá uvas frescas nem secas. Todos os dias do seu nazireado não
comerão de coisa alguma, que se faz da vinha, desde as sementes até às cascas. Todos os dias do
seu voto de nazireado não passará navalha pela cabeça; até que se cumpram os dias para os quais
se consagrou ao Senhor, santo será, deixando crescer livremente a cabeleira. Todos os dias da sua
consagração para o Senhor não se aproximará dum cadáver. Por seu pai, ou por sua mãe, por seu
irmão, ou por sua irmã, por eles se não contaminará, quando morrerem; porquanto o nazireado do
seu Deus está sobre a sua cabeça. Por todos os dias do seu nazireado santo será ao Senhor. Se
alguém vier a morrer junto a ele subitamente, e contaminar a cabeça do seu nazireado, rapará a
cabeça no dia da sua purificação; ao sétimo dia a rapará. Ao oitavo dia trará duas rolas, ou dois
pombinhos, ao sacerdote, à porta da tenda da congregação: o sacerdote oferecerá um como oferta
pelo pecado, e o outro para holocausto; e fará expiação por ele, visto que pecou relativamente ao
morto: assim naquele mesmo dia consagrará a sua cabeça. Então consagrará os dias do seu
nazireado ao Senhor, e para oferta pela culpa trará um cordeiro de um ano; os dias antecedentes
serão perdidos, porquanto o seu nazireado foi contaminado." (Nm 6:142).
"E fez um voto (a mãe de Samuel), dizendo: Senhor dos Exércitos, se benigna-mente atentares
para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te rifo esqueceres, e lhe deres um
filho vario, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará
navalha" (1 Sm 1:11).
"Pelo que também o trago como emprestado (hebraico) ao Senhor, por todos os dias que viver;
pois do Senhor o pedi. E eles adoraram ali ao Senhor" (1 Sm 1:28).
"Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte, será cheio do Espírito
Santo, já do ventre materno" (Lc 1:15).
O SUPLEMENTO DE DEUS PARA O SACERDÓCIO
Em Êxodo e Levítico, o Senhor ordenou e designou diversos tipos de pessoas para O servirem.
Depois, no início do livro de Números, esclareceu a Moisés como coordenar essas diferentes
pessoas em um só exército a fim de lutarem na batalha. Enquanto revelava a Moisés como
coordená-las, forneceu-lhes o Senhor um suplemento no capítulo sexto de Números. Tal
suplemento consistia na Sua provisão especial para combater a degradação no sacerdócio. O
Senhor designara e ordenara somente a casa de Arão, da tribo de Levi, para que fossem sacerdotes.
O restante dos levitas, que serviam no tabernáculo, eram sacerdotes.
Suponha, entretanto, que a casa de Arão não fosse fiel ao Senhor e até mesmo O abandonasse. Tal
pensamento pode parecer-nos estranho, mas não o é à Bíblia. Abraão foi escolhido por Deus após
cair a raça criada. Viera dele o povo de Israel, com quem tencionava Deus fazer um reino de
sacerdotes. De acordo com a Bíblia, um sacerdote é alguém que se abre ao Senhor, de modo a
poder Este se mesclar com ele. O Senhor lhe é o conteúdo, e ele é Sua expressão - isso é um
sacerdote. A intenção de Deus era fazer de toda a nação de Israel um reino de sacerdotes; em razão
do fracasso dela, todavia, Ele escolheu a tribo de Levi para substituir a nação de sacerdotes de
Israel. Mas nem todos os da tribo de Levi foram por Ele escolhidos. Apenas os da casa de Arão
seriam sacerdotes.
Você acha que a casa de Arão jamais cairia? Ela chegou, por fim, a ponto de estar completa e
inteiramente caída, à época dos filhos de Eli (1 Sm 2: 12-17).
O Senhor, todavia, anteviu essa situação. Além de ordenar a casa de Arão por sacerdotes, proveu
Ele um suplemento no sexto capítulo de Números. Tal suplemento significa "se for necessário".
Caso ocorresse um fracasso na casa de Arão, o Senhor abriria uma porta lateral como provisão de
emergência. Quando a porta da frente se estraga, faz-se necessária uma porta lateral. Por isso existe
o voto de nazireu.
O nazireado não se restringe a determinadas pessoas, pois qualquer um pode tornar-se um nazireu.
Seja você um levita, um membro da casa de Arão, um homem ou uma mulher, a porta lateral está
aberta. Até mesmo as irmãs não precisam aborrecer-se pelo fato de todos os sacerdotes do Velho
Testamento serem homens; a porta lateral está aberta tanto para os homens quanto para as
mulheres. Em épocas normais, a entrada principal é suficiente. Mas Quando os tempos são
anormais, a porta lateral se faz necessária. O princípio do voto de nazireu é que a porta se encontra
aberta para todos. A ninguém se exclui.
A CONSAGRAÇÃO VOLUNTÁRIA
Qual é, então, o princípio do nazireado? É o da consagração voluntária. Não é uma questão de ser
designado, ordenado ou até mesmo escolhido pelo Senhor, mas de se Lhe consagrar
voluntariamente. Nas palavras de Ana, mãe de Samuel, você simplesmente "se empresta". Se eu
sou rico, você não precisa emprestar-me coisa alguma. Apenas quando estou pobre é que preciso
tomar algo de você por empréstimo. No tempo de Eli, o Senhor realmente estava pobre com
referência ao sacerdócio; por isso Ana emprestou-Lhe Samuel. Ela Lhe disse que, se Ele lhe desse
um filho homem, então ela Lho emprestaria. Quando algo está anormal, levando o Senhor a ficar
pobre em Sua administração, alguém precisa emprestar-se voluntariamente a Ele.
A que tribo pertencia Samuel? Aparentemente, ele era da tribo de Levi; mas, na verdade, pertencia
à tribo de Efraim (I Sm 1:1-2): Ele nem mesmo era da casa de Arão; mas tornou-se um sacerdote,
ao ser Consagrado, apartado e emprestado ao Senhor. Tornou-se um sacerdote, passando pela
porta lateral, não pela entrada principal. Tornou-se um sacerdote segundo suple-mento concedido
em Números 6, não mediante uma espécie de designação ou ordenação.
Samuel não era apenas um sacerdote, mas também um juiz. Todos os juizes se achavam na linha
da autoridade. Ele era alguém no sacerdócio e na realeza. Além disso, foi também um profeta, que
pôs fim àquela era e deu início à era do reino com a realeza. Quantas coisas se vinculavam a essa
única pessoa! Nela havia o sacerdócio, a autoridade, a profecia e a mudança de era de degradação
para era do reino. Ele não foi escolhido pelo Senhor, nem tampouco, foi por Ele ordenado ou
designado. Essa pessoa maravilhosa introduziu-se na administração divina apenas pelo principio
do nazireado. Quando se tornou degradado o sacerdócio, Deus proveu a porta lateral da
consagração voluntária.
Embora filho de um sacerdote e, conseqüentemente, sacerdote por ordenação e designação, João
Batista trabalhou como um tipo estranho de sacerdote. Funcionou não de acordo com o
nascimento, mas segundo o princípio do nazireado. Quando as coisas se encontram degradadas e
anormais, os sacerdotes por nascimento, ordenação e designação não são suficientes. Torna-se,
portanto, necessário o suplemento.
Você acredita que o sacerdócio de hoje esteja em condição normal? Sem dúvida, ele se acha em um
estado anormal; precisamos, conseqüentemente, perceber que o sacerdócio por designação ou por
nascimento não se acha adequado. Não sendo adequada a porta principal, faz-se necessária a
lateral. Não retruque, argumentando que somos sacerdotes e reis por nascimento. Embora isso seja
verdade, a situação de hoje é anormal. Estando danificada a entrada principal, precisamos do
princípio do nazireado como porta lateral. Todos os verdadeiros cristãos nasceram sacerdotes e
reis, mas infelizmente não funcionam como tais. Precisamos aplicar o princípio do nazireado. A
despeito do fato de havermos nascido sacerdotes e reis, precisamos assumir a posição de nazireus e
de nos consagrarmos e nos separarmos para o Senhor. Não importa o quanto percebamos que
A CONSAGRAÇÃO QUÁDRUPLA DO NAZIREU
Apartado do Deleite do Mundo
Na consagração do nazireu, há quatro itens de separação. Em primeiro lugar, ele não poderá
comer nem beber nada que provenha da uva, desde o seu fruto até o seu licor. Em tipologia, o
vinho ou qualquer coisa da uva significam o prazer terreno ou o deleite do mundo. Se quisermos
ter o genuíno sacerdócio, precisaremos estar apartados de todos os prazeres terrenos. Estar
separado dos deleites do mundo é muito difícil, pois esta é uma nação repleta deles. Os jovens
deste país acham difícil aperceber-se do sacerdócio genuíno, por causa das muitas tentações,
prazeres terrenos e diversões mundanas. Logo que bebermos de algo da uva, estaremos arruinados
para o sacerdócio. Por meio da regeneração, todos os cristãos se tomaram sacerdotes e reis; mas
quase todos eles foram danificados pelo vinho dos prazeres terrenos. Essa é uma questão muito
séria.
Todos precisamos notar que o Cristianismo de hoje se tornou degradado. Para assumirmos a
posição do sacerdócio, deveremos voluntariamente estar apartados da uva por completo. A
restauração do Senhor só poderá prevalecer com sacerdotes que estejam inteiramente apartados
dos prazeres terrenos e das delícias do mundo. Toda vez que participarmos de algo deste mundo,
estaremos terminados no que tange ao sacerdócio. Os outros não precisarão dizer-nos; já o
saberemos inteiramente. Ainda seremos filhos do Senhor, mas já não mais sacerdotes em
realidade. Oh, como os prazeres terrenos e as diversões do mundo têm danificado o sacerdócio!
Você poderá perguntar: "O que você quer dizer com prazeres terrenos?" Não pergunte a mim, mas
apenas a si mesmo. Você sabe! Nunca poderá dizer que não sabe. Sabe exatamente quais prazeres
terrenos e quais delícias do mundo o estão mantendo longe do sacerdócio. Na degradação de hoje,
o Senhor precisa daqueles que haverão de desbravar o caminho em consagração absoluta. Tal
consagração deve ser sem nenhuma reserva.
Apartado da Glória Pessoal
O segundo item da consagração do nazireu é que seu cabelo não deverá ser cortado. Aqueles que
se encontram no sacerdócio precisam ser um povo diferente. Devemos ser um pouco estranhos e
incomuns. Se eu o considerasse estranho, talvez você não ficasse muito contente. Mas, se você vier
dizê-lo a mim, ficarei muito feliz. Ser diferente, neste sentido é adequado a um cristão.
O que significa proibir um nazireu de cortar o cabelo? 1 Coríntios 11:14 afirma que o cabelo
comprido é uma vergonha para o homem. Não é uma glória, mas uma vergonha. É uma glória
para a mulher, mas vergonhoso para o homem. Um nazireu é alguém que está pronto a suportar
vergonha pelo Senhor. Ter cabelo comprido significa estar apartado da glória pessoal. O "ego" foi
levado à morte; assim, já não há nenhuma consciência própria, justiça própria nem glória pessoal.
Uma vez que tenhamos algo de glória pessoal, jamais poderemos estar no sacerdócio. Deveremos
suportar a vergonha pelo testemunho e pelo propósito do Senhor. Não seja um buscador de glória;
seja um sustentáculo da vergonha. Se desejarmos ser sacerdotes, precisamos aprender a suportar a
vergonha.
Hebreus 13:13 nos ordena sairmos do arraial e carregar o Seu vitupério, o que significa suportar
Sua vergonha. Não tema os nomes maus ou rumores malignos. Se não formos suficientemente
ousados para suportarmos a vergonha, não poderemos estar no sacerdócio. Um sacerdote é alguém
com cabelos compridos, isto é, que não tem glória própria. O ser um sacerdote genuíno levará os
outros a lhe dedicarem desprezo. Neste país de divertimento e busca de glória, você poderá falar de
Apartado das Afeições Naturais
O terceiro item da consagração do nazireu é que ele não poderá ser contaminado por nada que
esteja morto, principalmente pela morte de seus Parentes mais próximos. Nossos parentes mais
próximos, que simbolizam nossas afeições naturais podem ser um meio de nos mortificar.
Precisamos estar apartados de tais afeições, as quais muito facilmente nos mortificam. Poderemos
facilmente ser contaminados pela mortificação de outras pessoas. Deveremos vencer nossas
afeições naturais, e não ser contaminados por nossa mãe, pai, irmã, ou até mesmo nossa esposa ou
marido. Nosso serviço para com o Senhor não deverá misturar-se com nada que provenha de
nossas afeições naturais. Caso contrário, imediatamente estaremos amortecidos. Nascemos
sacerdotes e reis, mas e o nosso relacionamento com nossos pais, nosso irmão e nossa irmã Tudo
isso simplesmente quer significar que precisamos vencer nossas afeições naturais.
Muitos dos cristãos, que nasceram sacerdotes e reis, estão hoje fora de função por causa destas três
coisas: os prazeres ou entretenimentos terrenos, a glória pessoal e as afeições naturais. Se
pretendermos levar a cabo a posição do verdadeiro sacerdócio, precisamos voluntariamente
consagrar-nos ao Senhor, a fim de nos apartarmos de todas essas coisas.
Apartado da Morte Espiritual
Além disso, a palavra do Senhor é ainda mais clara com respeito à questão do amortecimento
espiritual. Números 6:9 registra que, se algum homem morrer subitamente ao seu lado, você ficará
contaminado. Não apenas a morte de nossos parentes nos pode contaminar, irias também a de
qualquer pessoa. Se formos mortificados por eles, todos os dias de nossa separação estarão
perdidos. Poderemos ter vencido nossas afeições naturais; mas suponha que um dia, na vida da
igreja, morra repentinamente um irmão ao nosso lado. Não quero dizer que ele morra fisicamente,
mas espiritualmente. Se isso ocorrer, precisaremos atentar, a fim de não sermos contaminados por
ele. Não deixe que ele lhe transmita sua morte. Satanás é a própria fonte da morte, e ele sempre
gosta de propagar essa morte em direção aos outros. Muitos irmãos e irmãs na vida da igreja foram
mortificados pela morte de um ou dois membros. Toda vez que sentirmos ou aspirarmos o mau
cheiro da morte espiritual, precisaremos correr.
Você gosta de olhar para dentro de uma lata de lixo? Não importa quão fina seja uma casa; ela
sempre terá uma lata de lixo. Até mesmo um palácio real a tem. Se vier à minha casa, você virá
para cheirar e desfrutar a lata de lixo? Às vezes, ao visitar uma igreja local, você não se dirige à sala
de estar, mas ao lixo. Você não se exercita para provar das coisas boas, mas para se deleitar na lata
de lixo - mexericos, crítica e murmuração. Você, por fim, estará amortecido. Quanto mais tocar
essas coisas negativas, menos apto estará a orar. Estará simplesmente mortificado. Você poderá ter
cem razões para ouvir as conversas negativas, mas estará amortecido. Se qualquer homem morrer
repentinamente ao seu lado, você precisará fugir. Corra dos membros mortos, ou seu espírito ficará
amortecido.
Delícias terrenas, glória pessoal, afeições naturais e repentina morte espiritual dos outros, todas
essas coisas precisam ser vencidas; caso contrário, o sacerdócio estará arruinado.
precisamos perceber que a situação de hoje não é normal
aplicar o princípio do nazireado. Deveremos dedicar-nos voluntariamente ao nazireado, como
Samuel, que mudou a era de degradação em era do reino. João Batista, um nazireu, foi quem
mudou a dispensação do Velho Testamento na do Novo Testamento e introduziu o Senhor Jesus.
Nestes últimos dias, é preciso que haja um povo a mudar esta era em uma outra. Apenas os
nazireus poderão trazer de volta o Senhor Jesus. Isso não poderá ser realizado pelo Cristianismo de
hoje, mas por aqueles que voluntariamente se apartarem dos prazeres terrenos, da glória pessoal,
das afeições naturais e da repentina morte espiritual dos outros. Tais serão os nazireus de hoje, que
mudarão esta era de degradação em era do reino. Esses trarão de volta o Senhor.
Precisamos orar sobre este princípio do nazireado. Não diga que nascemos sacerdotes e reis. A
ordenação por nascimento não funciona na degradação de hoje. Nota-se a necessidade da porta
lateral, que é o voto de nazireu. Todos precisamos emprestar-nos ao Senhor. Falando em termos
de funcionários espirituais, o Senhor está hoje bem pobre. Precisamos oferecer-nos, a fim de que
Ele possa tomar-nos emprestados para o Seu propósito. Apenas o voto de nazireu pode vir ao
encontro da emergência atual. O Senhor busca um povo que se aparte inteiramente de todo deleite
terreno, de toda glória pessoal, de toda afeição natural e de toda morte espiritual repentina.
serão os voluntários?
Quem
Todos. Doutra forma, seria desnecessário
qualquer coisa aos cristãos, menos da separação do mundo e da negação da glória pessoal. Sempre
que você falar dessas coisas, eles se sentirão ofendidos. Existe um preço real a ser pago pelo
sacerdócio. Precisamos arcar com o vitupério, negando toda glória própria por Sua causa.
nascemos sacerdotes e reis, pois, se não estivermos dispostos a nos separar para o Senhor, jamais
poderemos estar no sacerdócio genuíno. A porta principal na situação anormal de hoje não é
adequada. Precisamos utilizar a porta lateral, aplicando o principio do nazireado, separando-nos
para o Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário